Ads Top

Fátima Faia - Judoca, é a segunda pessoa a participar no nosso Top100

Antónia de Fátima ‘Faia’, é a nova número 1 do ranking do judo em África, depois de ter destronado do título a tunisina Houda Milled, na final dos Jogos Africanos, no Congo Brazzaville.

Antónia de Fátima 'Faia' melhor atleta de judo em Angola, tem palmarés recheado de conquistas, mas pretende encerrar a carreira, nos jogos Olímpicos de 2016, conquistando uma medalha.
Após conquistar o ´ouro` no africano, Antónia de Fátima ‘Faia’ prepara-se para disputar a 7.ª presença no mundial da modalidade, a decorrer de 25 a 31 de Agosto, em Moscovo, Rússia. Além de atleta, é instrutora de artes marciais na Polícia Nacional, pretende casar e ter filhos, depois de terminar a carreira desportiva.

Foi na década de 1990 que começou a dar os primeiros passos nas artes marciais, nem sequer imaginava que se tornaria numa atleta de referência em Angola e em África.

Aos 15 anos disputou a primeira competição no kickboxing em que se inspirou em Mike Tyson, antigo pugilista norte-americano.
O nome ‘Faia’ foi lhe atribuído pelos colegas da academia. Em 1998, recebe uma proposta do seu antigo mestre Matos Cardoso para abandonar o kickboxing e passar para o judo.

Aos 16 anos, participou pela primeira vez como profissional de judo, nos Jogos Panafricanos na África do Sul em 1999, não obteve nenhuma medalha devido a sua “inexperiência” nestas competições.
Conquistou a medalha de bronze do judo feminino no campeonato africano de 2002 no Cairo, Egipto, feito este que considera "mais marcante da carreira".
Em 2011 nos jogos africanos de Maputo conquistou a medalha de prata, um ano depois de novo bronze em Bucareste, Roménia,  no mundial, na categoria de -70 quilogramas.
Após conquistar no mês passado a medalha de ouro no africano das Ilhas Maurícias, a judoca concentra-se para o mundial. O ouro só foi conquistado no africano de 2005 na África do Sul.

A atleta colecciona ainda dois títulos africanos, foi vice-campeã por quatro vezes e conseguiu classificar-se por três vezes em terceiro lugar. Participou em dois Jogos Olímpicos, em Atenas e em Londres, no qual foi a porta-bandeira da cerimónia de abertura. Aos 32 anos, promete pôr fim à carreira desportiva em 2016, após participar pela terceira vez, e última, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

PERFIL
Nome: Antónia de Fátima Soares Moreira ‘Faia’
Data de nascimento: 26 de Abril de 1982
Altura: 1,70 cm
Calçado: 41
Cor preferida: Vermelha
Religião: Evangélica
Género de filme: Acção
Música: Romântica
Ídolo: Mike Tyson

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.